top of page
Foto do escritorAlessandro Coelho

...sobre aprender



Basicamente estamos em um ciclo de acontecimentos que se repete. Vivenciamos um fato, experimentamos o fato, recebemos um estímulo para que possamos nos adaptar ao acontecimento e por fim devemos aprender e amadurecer. Esse é o ciclo do aprendizado e estamos em contato com isso desde o ventre da nossa mãe, apensar de não necessariamente precisarmos tomar consciência disso, esse ciclo acontecerá de qualquer forma pela própria condição natural da existência.

O que nos faz aprender e crescer, no entanto, é a capacidade de adaptação às condições que nós vivenciamos e a cada momento essas circunstâncias estão ali na nossa frente. Essa possibilidade de aprendizado encerra uma grande quantidade de temas que pretendo expor aqui em breve a cada texto postado.

Um desses temas é o rótulo ou padrão que nos traz uma infinidade de condições que, ao meu ver, nos atrapalha no processo de maturidade emocional. Quando rotulamos algo estamos nos condicionando a usar esse conjunto de conceitos pré-estabelecidos para a resolução de várias questões que a vida nos entrega. Ora, se cada situação é uma situação única, como podemos esperar que um padrão possa servir para todas essas circunstâncias? Caímos então em um ciclo diferente do ciclo de aprendizado, pois se o aprendizado é decorrente do processo de adaptação e este decorrente do fato de nos colocarmos diante dos fatos da vida para assimilar o “novo” e a “nova” condição, não acontecerá isto se usarmos sempre o mesmo padrão de resposta para tudo. É como quando dizemos: “Eu sou assim mesmo e quem quiser que me aceite”. Não, você não é assim mesmo e isso é um rótulo sobre si que você adotou como cartão de visitas. Você decide ser assim ou assado e isso é puramente uma questão de escolha. O rótulo ou padrão ou mesmo porque não dizer o pré-conceito é algo que inviabiliza o aprendizado e o crescimento. Observe que existe um comportamento repetido em pessoas que demonstram pré-conceitos, o comportamento infantilizado de seus argumentos para justificar tal posicionamento. Isso acontece porque quando nos acostumamos a rotular e padronizar tudo, deixamos de trabalhar nosso amadurecimento emocional e por conseguinte nossa maturidade, paramos de aprender.

Gostaria de conversar com você sobre isso daqui pra frente, que tal?

Bons estudos, boas práticas!

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page